segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fisioterapia na Saude do Trabalhador e Ginástica laboral

 Fisioterapia na saúde do Trabalhador e Ginástica Laboral 


A Saúde do Trabalhador é um novo desafio para a Fisioterapia. Há necessidade de ter um trabalho fisioterapêutico para o trabalhador acidentado, para aquele trabalhador que precisa retornar ao seu trabalho. O aumento das doenças relacionadas ao trabalho, como as lesões por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho (DORT),esta cada vez mais significativo, como exemplo temos o estresse, a fadiga física e mental, as doenças profissionais clássicas como a silicose, intoxicação por agrotóxicos, queimaduras, entre outras. 
Alem de um cuidado Fisioterapêutico é importante a contribuição de nós profissionais da saúde restabelecer novas relações entre o homem e o trabalho. Para a Fisioterapia, é fundamental a atuação frente as LER/DORT, por exemplo.
A ginastica laboral promove a qualidade de vida dos trabalhadores e evita lesões de esforços repetitivos , doenças ocupacionais, alem dos benefícios físicos, ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumenta o poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores.

O que é a Ginástica Laboral? 


É o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho (donde o qualificativo laboral), com a finalidade de colocar previamente cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário.  São técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, à cabeça, sendo, orientada ou supervisionada por um fisioterapeuta ou educador físico.

 Como a Fisioterapia pode atuar na Ginastica Laboral?
  O profissional pode fazer um planejamento de avaliação postural de cada funcionário, com suas disfunções posturais, fornecer orientações e dicas de posicionamentos no trabalho, formular exercícios orientados específicos para cada trabalhador,  pode ser feita uma lista de alongamentos para os funcionários.
A ginastica laboral é realizada em grupos e pode ser feita 2 ou três vezes por semana, durante 15 a 20 minutos.


                                           

                                                                             ( http://www.gel-eng.com.br/?pag=ginasticalaboral




             Melhore a qualidade de vida com exercícios práticos e rápidos  !




























Academicos  : :Alluysio Felipe
                       Camila de Carvalho
                       Daiane Bastos
                       Orlando Cascardo
                       Maite Bomfim
                       Tamara Fernandes



              




Referencias :  Livro : A Fisioterapia e suas vivencias na Saúde Publica do Rio Grande do Sul : Relatos de Experiencias no Sus - Crefito da 5 ª regiao - ano 2007

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_laboral

Nenhum comentário:

Postar um comentário